segunda-feira, 20 de junho de 2016

TIE – Exame de proficiência obrigatório pela imigração

Olá pessoal, olha eu aqui de novo rsrs... bom hoje vim falar sobre o TIE.

O TIE é um exame interno da Irlanda para avaliar o nível do inglês. Hoje a imigração exige que seja feito um exame após a finalização do curso. A escola tem várias opções de exame, a minha tinha:
  • IELTS
  • Crambridge
  • TIE
Bom, eu que não tenho um nível de inglês top ainda, não achei que valia a pena pagar pelos outros dois exames, pois eles são mais caros. Pelo TIE paguei 130 euros (o preço hoje é 160). Porque paguei com desconto? Porque quando comprei meu curso esse exame não era obrigatório. Depois de um tempo começou a ser obrigatório e pegou a galera de surpresa, por isso a escola conseguiu um desconto. Teve pessoas que nem fizeram o exame, porque já não pretendiam renovar o curso, agora se você quisesse renovar você teria que fazer, sem exame não se renova o curso.

Hoje o curso já é vendido com o exame incluso, na hora que você compra o curso você já tem que escolher o exame e pagar por ele, ou seja, você não tem mais opção.

Bom vou falar agora como foi o exame TIE que fiz nessa sexta feira 17/06/2016. Normalmente o exame é feito logo após o curso terminar, mas como eu não tinha pago ainda, dei uma enrolada e só fiz agora.

O exame consiste em um teste de speaking (fala) e de writing (escrita).

Como funciona??

  • Você tem que escolher um livro em inglês para ler e estar apto a falar sobre esse livro durante 2.5 minutos ou escrever um resumo (você pode escolher um livro em português que tenha lido, mas esse livro precisa ter uma versão em inglês);
  • Você tem que escolher uma noticia dos últimos 6 meses que tenha saído em mais de um jornal e que tenha tido uma história (ou seja contado em mais de um dia, saiu a notícia hoje e amanhã sai outra coisa sobre o mesmo assunto) e estar apto a falar sobre ela também ou escrever um resumo;
  • Você tem que escolher algo que você goste e falar sobre isso, uma viagem que tenha feito, um esporte que pratique, porque você escolheu sua profissão, qualquer coisa.
No dia do exame funcionará da seguinte forma:
  1. O examinador escolherá quem será o seu par;
  2. Ele escolherá se você irá escrever sobre a noticia ou o livro;
  3. Ele escolherá se você irá falar sobre a noticia ou do livro;
Após as escolhas, ele dará a folha onde você terá que escrever. Vamos falar do meu caso, eu tive que escrever sobre a notícia, então recebi a folha para escrever sobre isso.
Do outro lado da folha tinha duas opções que eu tive que escolher sobre o que queria escrever (eu não sabia que tinha essa parte, fui pega de surpresa). No meu veio assim:
  • Escreva sobre as figuras que o examinador irá te mostrar OU
  • Escreva para os seus parentes como está sendo sua vida aqui na Irlanda;
Claro que escolhi a segunda opção por ser mais fácil. Então no meu teste eu tive que escrever 150 palavras (mínimo aceito é 100, ideal é 150) sobre a minha notícia, um resumo mesmo e 150 palavras (mínimo aceito é 100, ideal é 150) sobre o tema que escolhi.

Para o teste de writing o tempo é de 1 hora. Ou seja, o teste de writing é consistido em duas partes, você escreve sobre o livro ou a notícia e mais sobre essas questões que são aleatórias.

O examinador colocou todo mundo para fazer o teste de writing e escolheu um par para ir fazer o teste de speaking. Então o teste de speaking acontece em outra sala somente com a dupla e o examinador e os outros ficam em outra sala fazendo o teste de writing.

Quando a primeira dupla acaba, ele volta na sala e escolhe a próxima dupla. Não gostei muito disso porque interrompe o teste de writing no meio, mas em fim, foi assim que aconteceu.

Como é o teste de speaking?


Bom o teste dura 30 minutos, como são 2 pessoas, serão 15 minutos para cada.
  • Primeiro você precisa falar sobre você, se apresentar. Isso você deve falar em torno de 1.5 minutos. Você fala e em seguida seu parceiro fala.
  • Depois você irá falar sobre o seu projeto durante 5 minutos. Após você falar ele te fará perguntas pertinentes ao assunto, ele perguntará o que quiser. Você fala e em seguida seu parceiro fala.
  • Em seguida você irá falar sobre o livro ou a notícia. No meu caso falei sobre o livro. O tempo para falar do livro é 2.5 minutos. Quando vc termina de falar ele te fará algumas perguntas que achar pertinente. Porque você escolheu esse livro, qual o  tipo do livro, drama, romance... se você recomendaria ou não o livro para outras pessoas, se você já leu outros livros do autor e bla bla bla. Ele perguntará o que quiser. Você fala e em seguida seu parceiro fala.
  • E por último, ele te apresentará algumas fotos e te pedirá para conversar com o seu parceiro sobre isso e escolher o que é mais importante pra você. Essa parte dura 5 minutos. Nessa todo mundo fala junto e discute sobre o que foi apresentado.
Após isso tudo o exame termina. O exame é gravado o tempo todo, pois a correção é feita em Dublin e não pela escola.

Dica: se prepare em casa e coloque o tempo para rodar. Se você falar menos do tempo ele te fará mais perguntas até completar o tempo e com perguntas ele pode fugir do assunto. Então o melhor é você se preparar para falar o tempo certinho.

Difícil? Não achei, mas fiquei nervosa. Sou meio caxias com exames e não gosto de ir mal rsrs. Não tem como você falhar nesse exame, o que o exame irá determinar é o seu nível de inglês só isso. No pior dos casos é você ficar com o menor nível.

Bom é isso, espero ajudar os que ainda irão fazer o exame... beijinhos...

8 comentários:

  1. Muito importante seu comentário a respeito desta questão que eu nem sonhava existir. Tenho a pretensão de ir a Galway, e estou pesquisando opiniões de pessoas que lá estiveram. Tenho 57 anos, e não sei se isso será um impeditivo para o curso de 25 semanas nesta cidade. O que acha?

    ResponderExcluir
  2. Eu não acho q idade seja impeditivo, veja com uma agência para ter 100% de certeza.

    ResponderExcluir
  3. adorei a publicação.

    ResponderExcluir
  4. Gente a idade para estudar não importa, até hoje estudo ingles, ainda não fiz esse exame TIE ou outro,mas creio que depois de 6 meses estudando e falando no país que escolher vai ser sucesso com certeza, eu organizo intercambios, e se quiser conversar meu email é ale@aleviagensincriveis.com
    Abraço a todos, adorei essa página.

    ResponderExcluir
  5. Se eu quiser renovar o curso, e não for tão bem no exame, posso renovar assim mesmo?
    Ou precisa passar no teste para renovar??
    Ou na verdade o teste é só para avaliar seu progresso e não tem tipo notas????

    ResponderExcluir
  6. Ainda é obrigatório pra renovação de visto? Excelente artigo!!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);