terça-feira, 26 de setembro de 2017

Processo para pegar o work permit através do Critical Skills

Bom galera já fazem 8 meses desde o meu último post e muita, muita coisa mudou desde então. Não escrevi muito nesses 8 meses porque não queria falar sobre o que vou falar hoje antes de ter esse processo 100% concretizado. 

Hoje eu vou falar de como conseguimos realizar o nosso sonho de ficar na Irlanda sem ser como estudante. Vai ser um post longo que irá contar como foi o meu processo para pegar o work permit através do critical skills. Vamos lá... preparem porque foi com muita emoção rsrs...





Bom vamos começar do começo rsrs... um belo dia minha linda housemate (Dani) me marcou em um post no facebook, um post feito por Daniel Neves falando de uma vaga de BA (Business Analyst/Analista de Negócios). Vi aquele post, e um pouco sem fé resolvi entrar em contato via messenger e enviar meu currículo. Minha experiência maior sempre foi com QA mas eu tinha feito BA no meu último projeto no Brasil e resolvi então enviar o meu currículo assim mesmo. Enviei meu currículo no dia 01/05/17 e fiquei em contato com o Daniel durante 15 dias. Nesses 15 dias Daniel viu uma oportunidade de uma vaga de QA para trabalhar no time dele e me indicou para essa vaga.

No dia 11/05/17 o RH da Fintrax entrou com contato comigo e agendou uma entrevista com o gerente de QA para o dia 15/05/17. Me preparei horrores para essa entrevista porque sou péssima em fazer entrevistas e fui lá. A entrevista foi bem tranquila, mais um bate papo, durou uma 1 hora e sai de lá com a sensação que tinha ido bem. O plano era que a empresa iria me contratar durante 4 meses, período esse que poderia trabalhar full time sendo estudante e seria avaliada nesse tempo e só depois teria a resposta se eles iriam aplicar ou não o visto para mim.

2 dias depois, se não me engano a empresa me ligou para me falar que eu tinha passado na entrevista e me fazer a oferta. Foram longos 4 dias até a empresa me enviar o contrato, dia 19/05/17, que foi o dia que realmente minha ficha caiu de que eu tinha conseguido voltar para minha área, após quase 2 anos fora, ralando pesado com outras coisas aqui na Irlanda. O contrato foi definido para iniciar dia 01/06/17 e finalizar dia 30/09/17. Era um contrato temporário e eu tinha esse tempo para "convencer" a empresa de aplicar para o critical skills.

Dia 01/06/2017 chegou e foi como se eu tivesse indo para a escola pela primeira vez, estava nervosa, ansiosa e até mesmo com medo. Fiquei tanto tempo longe do que fiz minha vida toda que voltar não foi um passo fácil. Não a respeito do trabalho, mas sim a respeito de que agora eu teria que fazer o trabalho em ambiente de língua inglesa, ler documentos em inglês, escrever e participar de reuniões. Após a primeira semana já estava ambientada e fui me acostumando. 

Dia após dia se passava e chegava mais próximo do dia que a empresa teria que decidir se aplicariam o visto pra mim ou não. O processo leva um tempo então a resposta teria que vir pelo menos 1 mês e meio antes do meu contrato vencer, ou seja, meados de agosto. As pessoas que estavam próximas a mim sabem o tanto que esse período de espera foi difícil.

Além de toda a ansiedade normal, eu ainda estava ansiosa pelo fato de ser estudante, estar trabalhando full time e justamente nesse período eu deveria estar indo a aula. Meu terceiro visto foi renovado a partir do dia 19/05, minhas aulas iniciaram dia 22/05 e eu comecei a trabalhar na Fintrax dia 01/06, ou seja, não fui a aula nenhum dia. Fui até a escola, expliquei minha situação e expliquei o porquê que eu não iria, não sumi simplesmente, mas mesmo assim ainda fiquei com muito medo da escola não me dar o apoio necessário e que de alguma forma a imigração descobrisse que eu tinha pago o curso e simplesmente não ido e ainda estava trabalhando full time. Alex continuou indo a aula e mantinha o responsável na escola atualizado sobre a minha situação e como estava indo o processo. 

Como disse acima ouve muitas emoções no caminho e aqui começa a primeira delas rsrs...

Meados de Julho pesquisando um pouco mais sobre o critical skills vi que para aplicar eu precisaria do meu diploma e imagina se eu tinha? CLARO QUE NÃO. Sai do Brasil com essa intenção, mas não me liguei que precisaria do documento para comprovar. Sorte minha que no início do ano eu tinha pedido a Estacio para emitir o meu diploma porque eu tinha a intenção de ir para Portugal. O diploma estava pronto, meu irmão tinha tentado buscar, mas eles não tinham deixado porque ele não tinha uma procuração minha lá e eu tinha desistido de pegar. Em meados de julho tive que ver como resolveria isso, já que realmente precisaria disso para aplicar. Primeiro tentei agendar de fazer uma procuração em Dublin, mas eles não tinham agenda, depois tentei agendar em outro país e tinha conseguido, mas minha linda Mamis conversando com um advogado me falou que poderia ser uma procuração simples reconhecida em cartório. Minha sorte que eu tinha deixado minha assinatura reconhecida em um cartório perto de onde minha mãe mora. Fiz a procuração, assinei de várias maneiras porque não lembrava o jeito que eu tinha assinado rsrs e envie via DHL para o Brasil. Paguei 60 euros pelo envio de 6 folhas para que chegasse lá rapido e minha mãe pudesse pegar e dar tempo de me enviar. Minha mãe reconheceu firma e conseguiu pegar meu diploma junto a faculdade para meu alivio. Dia 26/07 a versão digital estava comigo e o original estava na mão de um amigo que iria vir para Irlanda e traria o original pra mim. Esse problema tinha sido resolvido a tempo rsrs...

Início de agosto começou a rolar as conversas sobre a aplicação do visto, mas a resposta oficial só veio dia 17/08/17 quando o RH me mandou um e-mail pedindo que uma empresa terceira começasse o processo comigo. Nesse período fiquei bem receosa por causa da escola novamente. Fiquei com medo da empresa terceira fazer muitas perguntas, perguntas desnecessárias que poderiam trazer respostas complicadas. Dia 21/08/17 a Visa First entrou em contato comigo me pedindo as seguintes documentações:
  • Passaporte foto contra um fundo branco;
  • Cópia da página principal do Passaporte;
  • Cópia das páginas com os vistos da Irlanda do Passaporte;
  • Cópia do diploma e grade curricular do curso;
  • Cópia de certificados;
  • Cópia do visa que eu tinha no momento;
  • Application form preenchido;


  • Passaporte foto - não precisa tirar uma foto oficial nesses lugares onde cobram 10 euros, eu tirei uma foto no banheiro da empresa rsrs, uma selfie com um fundo branco com o meu celular mesmo. Depois subi nesse site https://www.persofoto.com/upload/passport-photo e ele colocou no tamanho padrão do passaporte e me deu a opção de baixar.
  • Grade curricular aqui se chama Transcripts. Eu não sabia e tive que pesquisar. Então quando falarem de transcripts junto com o diploma, quer dizer grade curricular do curso em questão.
  • Application form - eu tive dúvida em como preencher dois campos:
    1. 19. Final Subjects Taken - eu coloquei as principais matérias do meu curso que tinham haver com vaga que eu estava aplicando.
    2. 20. Result Achieved - eu coloquei 2.1 que significa very good em uma tabela que eu vi. Se suas notas foram excelentes você pode usar 1st. Na verdade acho que isso não importa muito. (https://www.dkit.ie/examinations-office/further-information/meaning-overall-results)

Dia 25/08/17 em uma plena sexta feira as 15:30 a Visa First me envia um e-mail dizendo que a minha qualificação não me elegia a aplicar para o critical skills porque minha mais alta qualificação era um diploma e não uma graduação e que ela poderia dar continuidade no processo, mas aplicando para o General Employment. Porém o General Employment não dá direito de ter um familiar aqui, ele só pode trazer um familiar após 12 meses e o Alex já está aqui na Irlanda. Nessa hora eu quase tive um infarto e cai da cadeira, porque eu sabia que tinha N casos de pessoas que aplicaram com o Tecnólogo e tiveram o visto aprovado, porque não daria certo comigo.

Meu curso é Tecnólogo de 3 anos e no Brasil é considerado graduação, não é considerado bacharelado. Então eu liguei para Visa First e tentei explicar isso e a resposta que ouvi foi: Danielle a palavra que importa, seu documento está escrito DIPLOMA e pra ficar claro pra eles tem que ser DEGREE (Graduação), aí eu falei, então eu vou mandar traduzir que virá a palavra Degree e assim desliguei a ligação. Isso já era 17:15 de uma sexta feira e pensei: onde vou arrumar uma tradutora agora???? Já tinha usado os serviços da Silva Borges pra traduzir minha certidão de casamento e entrei em contato com ela novamente e pedi pelo amor de Deus pra ela traduzir pra mim até segunda feira. Ela linda como sempre conseguiu me entregar o documento na segunda traduzido e com a bendita palavra DEGREE. Vou postar uma foto de como o meu diploma ficou:





  • Para não passarem pelo que passei traduzam o diploma para enviar, porque se eu tivesse aplicando sozinha provavelmente minha aplicação seria rejeitada por esse pequeno detalhe. Então antes de aplicarem traduzam, principalmente pra quem tem o Tecnólogo.
  • Segue recomendação da tradutora Silva Borges (Silva Borges contato).
Dia 28/08/2017 de manhã cedo já envie para Visa First o novo diploma traduzido com a palavra Degree. No mesmo dia no fim do dia recebi um e-mail de retorno dizendo que agora a minha qualificação era legível para o critical skills, quase fiz uma festa rsrs... e nesse e-mail ela me pediu os seguintes documentos abaixo:
  • Curriculo atualizado;
  • Qualificações tiradas na Irlanda + grade dessas qualificações;
  • Cópia do PPS (frente e verso) ou algum outro documento que mostrasse o número;
  • Informações sobre que tipo de curso eu estava fazendo na Irlanda e se eu tinha terminado;
Sobre a informação do curso aqui responde simplesmente que era um um curso de Inglês e eu não tinha terminado ainda e fim de assunto para não render rsrs.

Passou-se uma semana sem nenhum contato da Visa First e no dia 05/09/17 (terça-feira) resolvi mandar um e-mail perguntando como estava o processo... aí vem mais emoções rsrs... como diz o Roberto Carlos, são tantas emoções rss.. em 5 minutos recebi um e-mail automático falando que a pessoa responsável pelo processo já não trabalhava mais na empresa e eu quase cai da cadeira de novo rss. A pessoa do RH responsável pelo processo também não estava disponível porque estava de férias, aí eu pensei agora ferro rsrsrs. Já estávamos em setembro e tínhamos menos de 1 mês para aplicar e ter a aprovação, porque meu contrato vencia dia 30/09.

Entrei em contato com outra pessoa do RH, mas ela não tinha notícias e fiquei aguardando. No começo da tarde recebi uma resposta do mesmo e-mail, respondido por uma outra pessoa, falando que a pessoa X realmente não estava trabalhando mais na Visa First, mas que o processo tinha sido submetido e agora era aguardar de 2 a 3 semanas pela resposta. UFAAA pensei, finalmente esse trem foi submetido rsrs...  agora era aguardar essas 3 semanas pra ter uma resposta. 

Dia 18/09/17 fui trabalhar e assim que abro meu e-mail de manhã já tinha a resposta da Visa First na minha caixa dizendo que o visto tinha sido aprovado e a carta do work permit estava em anexo... 


...nossa nem sei descrever a sensação de felicidade que senti naquela hora, sensação de objetivo cumprido, finalmente após 2 anos de deixarmos nossa vida no Brasil para aprendermos inglês, ficamos como estudantes, que somente um estudante sabe que não é tão simples como parece, eu trabalhando em hotel e com limpeza que é um trabalho super pesado, sabemos o quanto foi difícil chegar aqui. Felicidade define!!!

Bom eu não posso deixar de fazer esse parágrafo de agradecimento a pessoas que me acompanharam de perto nesse processo e que me ajudaram:

Daniel - a ponta do iceberg, a pessoa que postou a vaga e acreditou que o meu perfil poderia fazer diferença na empresa, que me indicou, me ajudou com dicas com a entrevista e depois que entrei me ajudou a mostrar pra empresa o meu trabalho até conseguirmos convencer a empresa a aplicar o visa pra mim. Não tenho palavras pra dizer e agradecer o tanto que essa ajuda mudou minha vida.

Dani - a minha housemate linda que me marcou no post do Daniel rsrs, se não fosse ela provavelmente passaria batido.

Alex - meu marido lindo que sempre me apoiou em tudo. Que topou essa loucura de largar a vida no Brasil pra tentar vida nova na Irlanda, que assim como eu, topou qualquer emprego pra nos sustentar aqui, acreditando sempre em mim, na possibilidade de ter esse sonho realizado. Amo-te.

Vanessa - aguentou minhas milhões de perguntas, me mostrou todas as documentações que tinha enviado, recebido rsrs umas 5 bilhões de vezes rsrs tentando assim me deixar mais segura. Tudo bem que não adiantou muito rsrs.. e ainda pulou do Black Rock comigo para comemorar essa minha conquista. Veja o vídeo abaixo :-P...

Meninas (Tamara e Jana) - por aguentarem minhas lamentações todo santo dia até que o visto foi emitido rsrs e confesso não foram poucas lamentações kkkk. Nem eu me aguentava mais rsrs.

E é isso galera, o post ficou enorme, mas eu expliquei como foi o processo comigo. Procurei colocar as informações e as dicas que me deixaram em dúvida e como eu resolvi. Espero ter ajudado... 

Mais pra frente irei fazer um post de como foi pra tirar o novo GNIB e sobre o visto do Alex, como fica a situação do dependente do critical skills. Vejo vocês em breve ;-).

Links uteis:
Lista da profissões para o Critical Skills - https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Employment-Permit-Eligibility/Highly-Skilled-Eligible-Occupations-List/

Explicação do que é o Critical Skills https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Permit-Types/Critical-Skills-Employment-Permit/#

Corrente Datas para processamento - https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Current-Application-Processing-Dates/


39 comentários:

  1. Ola Danielle tudo bem,
    estou passando pelo mesmo problema que passou minha formação é Tecnólogo em Redes de Computadores e não foi aceito meu diploma.

    Heeeeeeeeeeeeeeeeelp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a diferença que na tradução do meu diploma está SUPERIOR ao invés de DIPLOMA como mencionou no seu.

      Excluir
  2. Rodolfo peça uma nova tradução q venha com a palavra Degree. A consultoria foi clara comigo q teria q ser Degree.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei isso, porem minha aplicação já foi rejeita pois estou no Brasil não chegou a carta e com isso acabei perdendo o tempo para o Appeal... terei que aplicar novamente. De qualquer forma muito obrigado e seja o que Deus quiser!

      Excluir
  3. Meu visto foi aprovado hoje :)

    Degree neles rs...

    ResponderExcluir
  4. Ola Danielle! Vc sabe se o mesmo vale para os empregos de engenharia? Sou tecnologo e ja trabalho aqui, eles querem aplicar, mas nao sabem se aplicam como critical ou general. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olha veja se sua profissão está no critical skills se tiver aplica por ele pq vc tem mais vantagens caso tenha esposa e filhos. Vou te mandar o link https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Employment-Permit-Eligibility/Highly-Skilled-Eligible-Occupations-List/#.

    ResponderExcluir
  6. Oi Danielle. Estou com uma dúvida. De acordo com essa matéria do E-Dublin ( https://www.e-dublin.com.br/como-validar-o-seu-diploma-na-irlanda/ ) é necessário baixar a declaração de compatibilidade no site da NARIC Ireland ( http://qsearch.qqi.ie/WebPart/Search?searchtype=recognitions# ), e juntamente com a tradução juramentada, que você deu as sensacionais dicas, validar seu diploma. A dúvida é: qual "NARIC Ireland Foreign Qualifications" vc escolheu? O de tecnólogo, bacharel ou licenciatura??? Pergunto pq tbm sou formado em Aalisys and System Developments.

    ResponderExcluir
  7. Eu nao baixei nada e nao enviei esse NARIC Lucas. A tradutora que eu usei usa essa tabela para traducao, mas ela fez isso sem eu comentar nada. Eu escolhi o de tecnologo que era o que o meu curso se encaixava, porque durou 3 anos somente.

    ResponderExcluir
  8. Lucas, Garanta que conste na tradução a palavra DEGREE e é sucesso ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, minha aplicação foi recusada. Na minha tradução já constava a palavra Degree (Higher Degree foi o que a tradutora colocou). Meu curso é o mesmoda Danielle e também foi na Estácio de Sá.
      Quando vc refez a aplicação envioou algum documento extra ou foi só essa alteração no certificado?
      Estou tentando juntar tudo que posso para pedir a revisão.
      Junior

      Excluir
    2. Ola, qual foi o motivo da sua recusa?

      Excluir
  9. Exatamente tem que ter essa palavra e pronto.

    ResponderExcluir
  10. Ola Danielle!
    Em breve irei aplicar para uma vaga na Irlanda tambem e estou coletando o maximo de informação possivel. Seu post ficou muito bom e com dicas que nunca vi ninguém dizer. Obrigado e parabens pela conquista!

    ResponderExcluir
  11. Olá Danielle!
    Me emocionei junto contigo lendo seu artigo! hahahah
    Parabéns pelo post! É um grande incentivo!
    Estou me organizando financeiramente para ir para Irlanda em 2020, no máximo, estou lendo o maior número possível de posts, para entender as regras, leis, e para saber como conseguir um visto para ficar após o término do visto de estudante.
    Mais uma vez obrigada pelas dicas e pela história de sucesso compartilhada.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pelo seu blog. Através dele encontrei a Tradutora Silvia, que me ajudou nas traduções. Apliquei para o critical skills e foi aprovado! Seu blog foi de grande ajuda! Abs

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Danielle, obrigado por compartilhar essa experiência, estou passando pela mesma situação, mas já estou com o diploma e a escola já está quase terminando e estou com um attendance bom, gostaria de saber se foi você que aplicou ou se foi a empresa? Obrigado e sucesso sempre!!!

    ResponderExcluir
  14. Otimo post, Dani.

    Parabéns pela sua conquista e ficou mais do que claro o quanto um "Dani" no nome faz uma diferença hahaha. :P


    ResponderExcluir
  15. Hahaha essencial ter um "Dani" no nome né? Obrigada, q bom q gostou.

    ResponderExcluir
  16. Hi freinds, the department did not grant me the permit because of the minimum hourly rate , I now preparing the review form . Anyone has an idea if I can submit through email because in my understanding I should submit by post

    ResponderExcluir
  17. Hello Gaston ... you have to see the letter that you received. The work permit application is online, so I guess when you've reviewed it, you'll have to sign up again for the same online application. I believe the documentation list online should have a place on the reviewed form.

    ResponderExcluir
  18. Danielle. Muito obrigado por postar sua experiência, me ajudou bastante. Meu critical skills work permit foi aprovado, estou agora só esperando chegar.

    ResponderExcluir
  19. Danielle... Que delícia ler o seu posto... Adorei. Estou no início do processo ainda, indo para estudar e se Deus abençoar, ter o workshop permite também... Bora encarar as dificuldades e as provas... A vitória há de chegar p todos!!!

    ResponderExcluir
  20. Ola Danielle, estou aplicando para o critical skills, estou com uma duvida, voce usou os documentos originais ( diploma e historico academico do brasil) ou so usou a traducao juramentada?

    ResponderExcluir
  21. O diploma teve q traduzir e mandei o traduzido, o historico não precisou.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo post, um amigo me enviou, adorei, me ajudou muito e tenho certeza que tem ajudado muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  23. Olá!

    Gostaria de tirar uma dúvida, estou no Brasil e enviaram o e-mail (depois que fiz a solicitação de status do processo no site) e meu visto foi aprovado. No e-mail diz que será enviado no endereço informado a autorização (o endereço é da empresa na Irlanda). Mas eles enviam por email tbm? E agora tenho q fazer novo GNIB, qual a próxima etapa? Poderiam me ajudar please?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola... nao eles nao enviam por email... vc pode pedir a empresa pra te enviar uma copia e vc passa na imigracao do aeroporto com ela. O proximo passo eh vir pra Irlanda e ir na imigracao pegar seu gnib...

      Excluir
  24. Dani, nossa, suas informações são as mais completas de todas sobre o assunto. Muuuuito obrigada! Tenho uma dúvida cruel e não tô conseguindo resposta, tenho tecnólogo em comércio exterior, mas trabalho como front end, faz um ano e pouco. Já fiz intercâmbio em cork e meu sonho é voltar pra morar e trabalhar na Irlanda. A dúvida é essa, meu diploma mesmo não sendo de ti vale pra trabalhar em TI aí? Porque até pensei em fazer uma pós em TI pelo medo de não ser aceito, mas pode ser que nem assim adiante. Você sabe me dizer? Porque já cutuquei em tudo e não há muitos detalhes disso, aín

    ResponderExcluir
  25. Olá. Parabéns pelo texto, ficou muito esclarecedor. Você sabe me dizer se é possível conseguir Critical Skills visa durante a estadia para intercâmbio de 25 semanas?

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Primeiramente parabéns pelo texto, me ajudou bastante.
    Eu tenho uma dúvida sobre o diploma:
    O diploma traduzido precisar conter a palavra “degree” necessáriamente, ou bacharel já é o suficiente? No meu caso, meu curso e bacharel então só colocaram “bacharel in computer science”

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);