sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Nossa primeira casa em Galway, foi difícil encontrar?

Ei galera, desculpa o sumiço, mas estamos de volta para falar um pouco sobre a casa que conseguimos alugar e como foi o processo.

Bom chegamos aqui dia 27/08 e logo nas primeiras semanas começamos a procurar por uma acomodação fixa. O meio principal de procurar é pelo Dafte e pelo grupo no facebook House Hunting Galway. Minha ideia sempre foi alugar uma casa, porque já tinha visto que alugar quartos para casal não era fácil. Tinham muitos quartos disponíveis, porém o pessoal não aceitavam casais. Quando chegamos aqui não foi muito diferente disso, tinham vários quartos de casais grandes, com suite, porém muitos não aceitavam casais e os que aceitavam simplesmente eram locados em segundos. Então meu foco principal foi tentar achar alguma casa e ai começou as dificuldades.


Tinham muitas casas disponíveis, mas tínhamos sempre os mesmos problemas:
  1. não aceitavam estudantes;
  2. queriam referência de trabalho e de alugueis anteriores, mesmo oferecendo para pagar adiantada 4 meses de aluguel;
  3. mesmo mostrando o extrato provando que tínhamos grana, isso não era suficiente;
  4. quando aceitavam sem as referências, não aceitavam 4 pessoas na casa, só 3, ou queriam somente um casal para um aluguel de 1000 euros. Teve um outro caso que queriam uma família rsrs, ai fui perguntar qual era o conceito de família deles, tinha que ter filhos kkk. 
Enfim não é fácil alugar casa e nem quarto rsrs. Eu sei que chegamos em uma época cheia que a cidade esta lotada, mas achei que seria mais fácil quando oferecesse para adiantar 4 meses.

Tinhamos outro problema que era o Inglês. Não tinhamos fluência o suficiente para ligarmos e marcarmos as visitas e nesse quisito tivemos um grande apoio do João e Max da Enjoy. Eles ligavam marcavam e ainda iam conosco na visita. Acredito que se não tivessemos esse apoio ia ser praticamente impossível.

No fim conseguimos olhar pouquíssimos lugares, um quarto no centro que estava bem caro, vimos uma casa em Rahoon que era a uns 25m andando da escola, uma casa em Shantalla porém não aceitou 4 pessoas, podia somente 3 e o aluguel era 1100 e o apartamento que estamos hoje.

Tentamos ver varias outras casas, mas não conseguíamos nem ir ver, porque já barravam de cara, não tem trabalho então não rola.

No apartamento que estamos morando hoje, foi uma grande sorte. Foi uma indicação, pois o dono aqui só aluga por indicação e por sorte ele fala português, então pudemos negociar diretamente com ele. Ele não é uma pessoa chata, e nem cheio de regras, por isso foi tranquilo. O aluguel aqui é caro, porém podíamos colocar quantas pessoas quissemos na casa, eram 3 quartos e podiam ser 6 pessoas,

Estamos pagando 1800 euros pelo apartamento, ou seja, 600 por cada quarto. Achamos um casal e dois solteiros para dividir, O apartamento é grande, muito bem localizado, estamos no centro e a 5 minutos a pé da escola. Fizemos um acordo com o dono de ficarmos até o fim do ano e no fim do ano decidimos se vamos ou não continuar. Caso realmente a oferta fique grande em Dezembro, conforme dizem, vamos tentar achar algo mais barato.

Vou deixar aqui um videozinho da casa, para vocês conhecerem um pouco como é nossa House aqui..



17 comentários:

  1. Bom dia Alexssander e Danielle, Blz...Gostaria de parabenizar pelo video e pelo conteudo até então publicado. A vida de vcs assim como a do Caue e da Anne estão sendo uma escola para mim.
    Sou Alexandre e no inicio do próximo ano estarei indo com a minha esposa e um filho de 5 anos para Galway, minha esposa irá estudar na GCI e estou com os preparativos para a viagem, mas minha principal preocupação e a moradia, mesmo com todos os videos do Caue e da Anne sobre o assunto ainda estava sentindo falta de videos sobre locação e sharing (tipo, preços e dificuldades). E gostaria de conversar mais a respeito caso vcs decidão continuar nesta casa. Gostaria que soubessem que estão ajudando muito. Abrçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Alexandre, desculpe pela demora para responder. Para tentar te ajudar vou precisar de alguns detalhes. Vc disse que sua esposa irá estudar e você? você esta vindo já trabalhando, tem passaporte?

      Se vcs dois forem estudantes vcs vão passar pelas mesmas dificuldades que descrevi no post e como vocês tem uma filha, vcs teriam que alugar um local só pra vcs e isso será mais caro. Casas vão ter, porém precisam do que eu disse, referencia de landlord e referencia de trabalho.

      Agora se vc vier com trabalho, ai já muda de figura, será mais fácil alugar, mesmo não tendo referencia de landlord. Vc tem ideia de compartilhar casa ou de alugar sozinho uma casa para vocês? Se for sozinho, vc irá desembolsar de 800 a 1500 euros, não acredito que consiga um lugar mais barato que isso.

      Excluir
    2. Meu filho e eu temos passaporte europeu e a minha esposa está indo como estudante, o meu filho irá apenas depois de alguns meses, quando já estivermos estabelecidos para estudar também, a minha idéia primeiramente seria a opção sharing pois iremos só nos dois, sei que se as pessoas se juntarem elas conseguem superar mais facilmente as dificuldades, pois não está fácil para ninguém. (peço para desconsiderar o post que enviei pois esqueci de clicar no botão responder, rssssss). Nosso objetivo é o de estudar e conhecer a Irlanda. E obrigado pela resposta.

      Excluir
  2. Bom mesmo vc tendo passaporte você terá a dificuldade por não ter trabalho. Mesmo não sendo obrigatório tente trazer 3 mil euros pra você tb, assim você pode comprovar condição com o extrato. Já que você vai vir só com sua esposa, estará no mesmo caso que a gente, depois do primeiro aluguel acredito que será mais fácil alugar um outro lugar somente pra vcs e seu filho.

    ResponderExcluir
  3. Bom mesmo vc tendo passaporte você terá a dificuldade por não ter trabalho. Mesmo não sendo obrigatório tente trazer 3 mil euros pra você tb, assim você pode comprovar condição com o extrato. Já que você vai vir só com sua esposa, estará no mesmo caso que a gente, depois do primeiro aluguel acredito que será mais fácil alugar um outro lugar somente pra vcs e seu filho.

    ResponderExcluir
  4. Bom mesmo vc tendo passaporte você terá a dificuldade por não ter trabalho. Mesmo não sendo obrigatório tente trazer 3 mil euros pra você tb, assim você pode comprovar condição com o extrato. Já que você vai vir só com sua esposa, estará no mesmo caso que a gente, depois do primeiro aluguel acredito que será mais fácil alugar um outro lugar somente pra vcs e seu filho.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde tudo bem ? Gostaria que vocês me ajudassem , eu também tenho a duvida que vcs tiveram, de escolher dublin ou galway, eu acabei fechando para galway mesmo, mas eu ainda posso mudar para outro local. Eu estou com medo pois vejo que acomodação para casal é dificil mesmo, e eu vou com meu namorado em novembro do ano que vem. Tenho inglês basicão mesmo e quero saber sobre trabalho como esta para estrageiros.

    ResponderExcluir
  6. Se eu tivesse fechando hoje eu não viria para Galway. Aqui já esta cheio de brasileiros e emprego não ta facíl. Pense em mais interior como Waterford ou Traller.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle! Tenho lido muito seu blog e tem sido de muita ajuda! Parabéns, você realmente consegue passar muito pra gente e somos muito gratos por isso!! Eu e minha esposa estamos nos preparando para ir primeiro semestre do ano que vem e ja estamos decididos em galway, praticamente fechamos com a enjoy tb! Mas quando vc diz que não iria pra galway se fechasse hoje (meu caso exatamente), porque você diz isso? Exclusivamente por causa do aprendizado do inglês? Ou a cidade ja está realmente muito cheia, ruim pra trabalho? etc... Muito obrigado! Grande abraço!

      Davi.

      Excluir
    2. Bom exatamente isso, aqui no meu ver ta cheio, nao como Dublin. Alugar aqui ta dificil, bem caro, trabalho também esta bem concorrido. A minha escola a Bridge tem bastante brasileiro, principalmente no curso da tarde. A cidade é pequena e vc encontra bastante brasileiros na rua. Mas aqui é lindo, acolhedor e o curso muito bom.

      Excluir
  7. Danielle, se você fosse hj não iria para Galway então? Para onde iria? Com boa escola é mais oportunidade de emprego?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila percebi agora que alguns comentários não tinham sido aprovados, me desculpe pela demora. Me parece que os e-mails de aviso foram para o spam. Bom eu escolheria cidades menores que tem menos Brasileiros tipo Bray.

      Excluir
  8. Olá
    Bom dia
    Danielle

    Sou Cláudia moro no RJ Brasil estou indo para Irlanda com meu marido em 23 Dezembro 2019 gostaria de ficar em Galway pois iremos visitar nosso filho que está indo agora e Fevereiro . Bem vc pode nós ajudar como e onde se hospedar barato pode ser quarto nao sabemos como procurar.

    ResponderExcluir
  9. Ola Claudia... esta um pouco cedo pra procurar local pra ficar pra dezembro. Sugiro comecar a procurar 2 meses antes, algo assim. Com o seu filho aqui ele podera ajudar vcs a achar um local ideal.

    ResponderExcluir
  10. Ola, vendo seus posts, pergunto:- vc ainda estao em galway? Procuramos uma casa ou apartamento, na verdade sao pra minhas filhas, uma amiga e o genro

    ResponderExcluir
  11. Sim eu ainda estou morando em casa, hoje em dia ja moro em um apartamento sem compartilhar. Acomodacao em Galway nao eh facil, tem que ter persistencia.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);