segunda-feira, 21 de setembro de 2015

GNIB - O processo simples para retirar

Tirar o GNIB (Garda National Immigration Bureau) é um processo super fácil, mas como ficamos curiosos e apreensivos com tudo quando ainda não ó fizemos, resolvi postar sobre como funciona.



Primeiro ponto importante é que o escritório é longinho do centro, então se prepare para uma boa caminhada ou para desembolsar em torno de 12 euros de taxi.

Após abrir a conta no banco e ter o statement em mãos, basta ir no escritório de imigração com os seguintes itens:
  • Passaport;
  • Carta de matricula original,
  • Seguro saúde (confira se a data da vigência está correta);
  • Carta com endereço assinado pelo seu Landlord;
  • Statement;
  • Cartão para pagamento da taxa (não precisa ser o seu, caso esteja com pressa pode utilizar o cartão de um amigo).
Quando fomos lá, só havia uma pessoa atendendo, então aconselho a ir com bastante paciência para esperar, pois o processo todo demora uns 20m por pessoa.

Lá você entrega toda a documentação e após conferir me fizeram três perguntas:

  • Se eu era casada;
  • Se eu tinha filhos;
  • E qual era o nome do meu marido (prepare-se para soletrar ou leve escrito em algum lugar rsrs, na hora eu escrevi no celular e ela anotou);
Após todo o cadastro, eles tiram uma foto sua, então se quer sair bem na foto vá arrumadinho rsrs. Após isso te levam para uma sala e tiram todas as suas digitais de todas as maneiras possíveis kkk. Ao voltar para o guichê você deverá realizar o pagamento de 300 euros e ela te entregará o protocolo com a data agendada para retirada.

No dia da retirada basta comparecer com o passaporte e protocolo e você terá o seu GNIB em mãos. Simples assim ;-).

Dica: Confira todos os dados pra que não tenha erros, fiquei tão empolgada que não conferi e depois vi que minha data de aniversário esta incorreta, agora terei que ir la na imigração novamente :-(.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);