sábado, 19 de dezembro de 2015

Tem ou não tem emprego em Galway????

Olá galera, sumi novamente, mas as vezes fico sem saber o que escrever para vocês.

Enfim, eu vim falar de um assunto delicado que pensei muito antes de escrever, porque é um assunto polêmico e tem opiniões diversas sobre ele. Como já disse em outros postes, aqui eu escrevo AS MINHAS impressões, não quer dizer que sou dona da verdade...

Vamos ao assunto:


Emprego na Irlanda é fácil ou não é? Não existe uma resposta certa sobre isso, porque vejo gente que está indo embora porque não arrumou nada e gente que conseguiu emprego após 2 dias de procura, então é muito relativo. O que posso dizer com certeza é que não tem vagas sobrando. Galway é uma cidade pequena e tem muito, mas muito estrangeiros atrás das mesmas vagas que a gente e não só estrangeiros, os próprios Irishs estão atrás das mesmas vagas. Então venha sabendo que a concorrência está grande e que se seu inglês é básico, assim como o meu, você provavelmente terá mais dificuldades.

Vou falar das minhas experiencias e a do Alex...


Bom o Alex no segundo mês aqui já arrumou um serviço de Kitchen Porter em um restaurante que tinha acabado de abrir ao lado de casa. Alex veio sem inglês nenhum, nenhum mesmo, então ele deu sorte. O restaurante era novo, na época que estava sendo decorado o Alex foi lá e deixou o currículo e destacou que morava duas casas para frente, um mês depois o dono chamou ele para um teste e ele ficou trabalhando 2 dias da semana somente 8 horas. Com isso pegou experiência na Irlanda e colocou isso no currículo e continuo distribuindo em alguns locais que precisavam e outros que não tinham placa. Após 3 meses e meio aqui ele foi chamado para um novo teste em um restaurante bem perto de casa também, e bem grande. Agora ele já tem o inglês melhor do que quando chegou, consegue se virar, conseguiu atender o telefone, agendar o teste e conseguiu o novo emprego. Está trabalhando agora 4 vezes na semana, 8 horas por dia na mesma função de Kitchen Porter.Porter.

Há Dani, mas quantos currículos ele entregou? ele saiu todo dia para entregar?

Olha ele não saia todos os dias, não entregou milhões de currículos, mas entregou alguns, talvez uns 25 (depois confiro com ele essa informação rsrsr).

Nesse lugar que ele está trabalhando não estava precisando, estava com o quadro de funcionários completo, porém um cara saiu e como ele já tinha entregue o currículo lá, eles nem anunciaram a vaga e ligaram pra ele.

Agora vamos falar de mim... Eu cheguei com o inglês básico. Me virei na imigração sozinha, consigo entender e ler bem, mas tenho dificuldade para falar. Nos dois primeiros meses não entreguei nenhum currículo, esperei meu inglês melhorar um pouco. Fiz diversos currículos diferentes e comecei a entregar. Confesso que não sou uma pessoa que saio todo santo dia para entregar ou entreguei muitos e muitos. Entreguei em lugares que estavam precisando e lugares que não estavam, mas dei uma desanimada. Porque? porque não consigo vender meu peixe para a pessoa que está pegando o currículo, eu vou lá basicamente e entrego e vou embora. As pessoas que tem um nível de inglês melhor conseguem fazer um "merchan" de si mesmo e isso ajuda muito.

Comecei também a trabalhar como cleaner e vi que isso dá uma grana boa, então no último mês foquei nisso para ver quanto eu consigo tirar e me surpreendi. No mês consegui fazer 650 euros, livre de impostos, trabalhando 4 vezes por semana, 4 horas por dia. Mas é um trabalho puxado e muito cansativo, não sei por quanto tempo dou conta de ficar nessa. Talvez meu corpo acostume, mas por enquanto tudo doí em mim rsrs.

Mas as faxinas ai não são fáceis? é só uma limpezinha?
É as faxinas aqui não são iguais do Brasil, tem casas fáceis de limpar que você tira uma poeira, passa o aspirador, um pano no chão, limpa a cozinha por cima e limpa os banheiros, mas tem muita casa ruim de fazer. Casa que mora somente estudantes, casas muitas sujas, com cozinhas e banheiros inexplicáveis de tão nojentos que é muito cansativo de limpar.

Hoje não tenho emprego ainda, continuou procurando em jornais e deixando em lugares que precisam, mas preciso me dedicar mais a entrega do currículo, mas eu preciso escolher, ou faço grana ralando como cleaner ou saio para entregar currículo e vou tentando a sorte, mas fico zerada de grana. É uma decisão que está sendo difícil de tomar, ando pensando muito sobre o assunto.


O que vejo por ai...

Vejo muita gente procurando emprego e não conseguindo, muita gente dando sorte e achando emprego rápido e muita gente falando em voltar por não ter mais como se manter aqui e não consegue emprego. Tem de tudo. Você pode vim a fazer parte de qualquer desses grupos...

Meu conselho: 


Eu sei que se conselho fosse bom a gente não dava, vendia, mas vou dar assim mesmo de graça kkk...
  • Tente escolher uma cidade que não seja universitária e que tenha menos estrangeiros e menos brasileiros, porque Galway está bem lotado dos dois;
  • Ou se você quer mesmo vir para cá, venha com uma grana extra, pensando em se manter durante 6 meses pelo menos, assim você não levará sustos. Os 3 mil exigidos não são suficientes;
  • Estude inglês no Brasil, não deixe para aprender tudo aqui porque você terá mais dificuldade ainda para arrumar emprego (claro que alguns dão sorte, assim como foi o caso do Alex);
  • Venha preparado para tudo, para os piores empregos, porque os empregos aqui são super hard comparado com o que costumamos a fazer no Brasil, vejo muita gente querendo ir embora porque não aguenta o rojão dos empregos aqui. Quando pensar em algo hard, multiplique por 3 e você estará se aproximando do que realmente é aqui.
  • E por último, não acredite somente no que as agencias te dizem, acredite no que as pessoas aqui estão dizendo, não achem que as pessoas aqui não querem que vocês não venham para cá, não é isso, mesmo porque isso não faz a mínima diferença para quem já está aqui, só que muitas pessoas vieram "iludidas" pelas agências e quando chegaram aqui levaram um baita susto.

Bom é isso galera, espero que esse post ajude vocês nos preparativos para a Irlanda e precisando de ajuda e tendo dúvidas podem contar comigo, deixem seus comentários e dúvidas ai que respondo o mais rápido possível... kisses.

32 comentários:

  1. Muito bom o post continue assim pessoal, com força de vontade e garra alcançarão seus objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Danielle, assino embaixo o que você descreveu. Passei pela mesma coisa do teu esposo e também consegui de kitchen Porter e é um serviço bem pesado. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela sinceridade! Que Deus abençoe vocês e que encontrem o que procuram!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse blog quero mais informações de galway obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá Danielle, primeiramente parabéns pelo blogg está sensacional, no caso você acha que quem tem o passaporte europeu ajuda na procura de emprego ou não tem emprego mesmo?
    Obrigado e um abraço ao casal

    ResponderExcluir
  6. Sim fica mais facil pra quem tem passaporte europeu. O fato ser part-time dificulta sim, mas o problema é nao ter vaga entende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai complica mesmo, mais ainda falta 1 ano pra minha viagem quem sabe não muda o panorama por ai. Boa sorte pra vocês

      Excluir
  7. Daniele, adorei sua sinceridade!
    Desculpe minha falta de conhecimento, mas o que é kitchen porter?
    Estou pretendendo ir no meio do ano que vem e estou muito preocupada com essa questão de emprego!
    Vc acha que o horário dos estudos (manha ou tarde) influencia arrumar emprego?
    Qual a média de remuneração aí?
    Quanto é o custo de vida?
    Desculpe-me tantas perguntas Rsrs mas é melhor saber a real antes de ir do que ter surpresas quando chegar!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ei Flavia... kitchen porter é lava louças. Olha o horário não influência muito porque tem vagas q sao de manhã e outras de tarde. O q pega mais é q o pessoal quer full time e a gente só pode trabalhar part time. A renumeração aqui é o minimo 8,65 por hora na maioria das vagas. O custo de vida depende muito, mas fica em torno de 500 euros por pessoa com tudo incluso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Danielle, primeiramente parabéns pelo seu blog, muito bom!
    Gostaria de saber como vc fez para trabalhar de cleaner, vc se cadastrou em sites ou foi através de conhecidos?
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi pelo site pigsty.ie. La é um dos principais meios que as pessoas procuram cleaner.

      Excluir
    2. Ah ok..
      Muito obrigada!!

      Excluir
    3. Ah, só mais uma pergunta haha meio idiota masss...
      Quando vc chega nas casas tem os materiais para limpeza né?! Ou você que tem que levar?

      Excluir
  10. As vezes eles perguntam se tenho e falo que não, mas a maioria das casas jā tem.

    ResponderExcluir
  11. Dani sumiu, como vao as coisas por agora? Escola, emprego ( salas na Bridge 100% alunos brasileiros mesmo no periodo da tarde ?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jessica estou sem computador no momento por isso sumi. Entao nao é 100%, mas uns 90%, principalmente de tarde que o curso é mais barato.

      Excluir
    2. Ei Jessica estou sem computador no momento por isso sumi. Entao nao é 100%, mas uns 90%, principalmente de tarde que o curso é mais barato.

      Excluir
    3. Ah entendi, bem no dia que comentei voce fez um post rs.. sobre mais ou menos as minhas dúvidas..
      Obrigada pela atenção e resposta..
      Bjoo

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim empresa de cleaner, mas no meu caso eu fiz de modo autonomo e nesse caso vc nao terá comprovação...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  13. Boa tarde, Dani! Qual cidade você poderia indicar para fazer um curso de inglês. Como eu disse em outro comentário, tenho 57 anos, não bebo, não vou a festas, etc.Inicialmente não tenho a pretensão de trabalhar, mas pode haver por necessidade de sair do ócio, e se manter ocupado. Assim como você, vou com inglês básico, e pretendo passar 28 semanas. O que me diz?

    ResponderExcluir
  14. Olha escolha uma cidade q nao tenha muitos brasileiros. Galway hoje tem bastante, mas è uma cidade linda. Eu pesquisaria cidades menores. Com relacao a emprego e idade acho super tranquilo pq aqui nao tem preconceito com idade, vemos pessoas mais velhas em varias funções aqui,então se vc quiser trabalhar acho que consiguira sim.

    ResponderExcluir
  15. Oi vc entregou cartões para fazer faxina. Estou morando em lougrea mas ainda não consegui nada só um bico uma vez ou outra na semana mas isso é raro

    ResponderExcluir
  16. Olá Danielle,parabéns pelo blog,muito bom mesmo.Gostaria de saber quanto mais ou menos eu teria que ter de dinheiro extra pra se manter aí pelo menos uns 2 meses !?

    ResponderExcluir
  17. Se vc trouxer os 3 mil ele te manterá esse tempo e muito mais. O gasto de uma pessoa aqui é em torno de 500 a 600 euros por mês.

    ResponderExcluir
  18. Olá Danielle,parabéns pelo blog,muito bom mesmo.Gostaria de saber quanto mais ou menos eu teria que ter de dinheiro extra pra se manter aí pelo menos uns 2 meses !?

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pelo post, estava pensando em intercâmbio em Galway, mas com muitos brasileiros e estrangeiros fica difícil mesmo arrumar emprego e tals, e as agências vendem, fazem vídeo como se fosse extremamente fácil, daí não dá...estou considerando Limerick, Sligo e Bundoran. ah, uma dúvida no emprego autonomo de cleaner você pode só trabalhar 20 horas semanais ou mais, com o visto de estudante. Beijoss

    ResponderExcluir
  20. Em emprego autônomo sim vc pode trabalhar mais horas...

    ResponderExcluir
  21. Em emprego autônomo sim vc pode trabalhar mais horas...

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);