quinta-feira, 23 de julho de 2015

Exames de rotina na Irlanda - Papanicolau e Controle da Tireoide


Fiquei devendo, há um tempo, um post falando sobre exames de rotina, como papanicolau e controle do hormônio da tireóideo. Como tenho que fazer esses dois controles fiquei preocupada e resolvi pesquisar como proceder antes mesmo de ir, isso também faz parte do planejamento não é? Tinha até esquecido que prometi falar sobre isso rsrs, a nossa ida está muito próximo e tudo está muito corrido... mas como promessa é divida, vamos lá...

Exames TSh4 e TSH Ultra Sensível

Tenho hipotireoidismo a uns 7 anos. Aqui no Brasil faço exames de sangue para controle do hormônio de 6 em 6 meses, as vezes até menos, 4 em 4 meses. Irei fazer o exame 3 semanas antes da minha ida e caso precise ajustarei a dosagem do hormônio, com isso irei comprar remédio para 6 meses. Após 6 meses serei obrigada a me consultar com um médico. 

No Brasil consultamos diretamente com o Endocrinologista, porém na Irlanda não é assim. Lá marcarei uma consulta com um GP (clinico geral) e explicarei para ele o meu problema (tentarei rsrs) e ele mesmo irá solicitar os exames de sangue e irá me dar uma receita para a compra dos remédios. Aqui no Brasil o hormônio da tireoide é comprado sem receita, na Irlanda não pode, então precisarei de uma receita valida para os próximos 6 meses. Terei que fazer esse procedimento pelo menos 2 vezes ao ano (isso se estiver tudo bem), ou mais caso o hormônio esteja descontrolado. Como já sei que tenho essa “doença”, já estou indo preparada para realizar esses gastos. Pelo que pesquisei uma consulta custa em torno de 40 a 60 euros e o exame de sangue uns 50 euros, então terei que desembolsar 100 euros em média de 6 em 6 meses, isso é uma certeza :-(.

Exame Papanicolou

O exame na Irlanda é gratuito, isso mesmo de graça para mulheres entre 25 e 60 anos. Para fazê-lo tem que ser registrar no CervicalCheck Screening Programme. Esse programa dá o direito de fazer o exame gratuitamente. Basta se inscrever no site e depois de uma semana eles enviam uma carta para o seu endereço, com essa carta você volta no site e procura o local mais próximo da sua residência para realização do teste. Basta marcar o horário e ir no dia com a carta em mãos. Após a realização do exame eles enviam o resultado para o seu endereço. Pode-se repetir o exame gratuito a cada 3 anos caso ele se apresente normal, em caso de algum problema o exame será repetido e ainda pode se marcar outros exames também gratuitos.


Lembrando que toda essa informação foi pesquisada, ainda não tive nenhuma experiência relacionada a isso, mas quando passar por essas experiências voltarei a escrever com mais detalhes ;-).

5 comentários:

  1. Oi Danielle :)
    Uma curiosidade, como ficou seu tratamento com endocrinologista? Voce gostou do seu GP? Tratmento com ele esta dando certo?
    Moro em dublin e tenho hipotireodismo ha 7 anos que nem voce. No Brasil tratava com uma otima medica, mas aqui em Dublin ainda me encontro meio perdida.

    ResponderExcluir
  2. Ola Jessica. Entao gostar nao eh bem a palavra rsrs, basicamente ela faz exames e muda minha medicacao. Nao gosto muito pq as vezes meus exames estao alterados e ela me liga dizendo (ta tudo normal) ai quando eu peco a copia vejo que tem uma porcao de coisas alteradas (muito pouco), mas ta alterado entende. Da ultiima vez foi o tsh ultra sensivel, ai eu fui la questionar ela e ela disse que tava pouco e por isso nao achava necessario mudar o exame. Ai eu falei com ela, olha eu liguei pra minha medica no Brasil (mentira) e ela me dise que eu teria que mudar o remedio sim (fiz isso pq minha medica no Brasil as vezes mudava minha medicacao quando o meu exame estava proximo do limite total, as vezes nem tinha passado), enfim.

    ResponderExcluir
  3. Entendi. Minha medica também olhava todos esses pormenores. Complicado mesmo os médicos daqui. Chega a ser desanimador :(
    Muito obrigada Danielle =*

    ResponderExcluir
  4. Oi Danielle

    Meu filho está em Galway e também tem que fazer o controle da tireóide. O médico dele do Brasil falou que lá tem o Hospital Universitário que é muito bom, referência. Você tem alguma informação sobre isso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola... seu filho precisa apenas achar um GP para acompanha-lo. O hospital aqui eh somente pra emergencias e emergencias mesmo. Nao existe aqui vc ir no hospital por uma dor de garganta.... eu nao tenho experiencia com o hosptial, pois nunca tive emergencias aqui. Tudo preciso trato com o meu GP.

      Excluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);