domingo, 31 de julho de 2016

Trazendo Melzinha para morar na Irlanda - Processo na Europa

Olá pessoal vim falar sobre a segunda parte do que deve ser feito para trazer seu cãozinho para a Europa. Essa parte deve ser feita já estando na Europa. O passo a passo do que fazer no Brasil eu escrevi nesse post aqui.


Passaporte Europeu e tratamento contra o Tapeworm
Chegando na Europa você deve marcar um veterinário para o seu cão. Nesse vet ele fará o passaporte dele e fará o tratamento contra Echinococcus multilocularis (tapeworm). Esse remédio deve ser dado ao cão não mais que 120 horas (5 dias) e não menos que 24 horas. Então faça a contas corretamente para não sair desse prazo. Irei ficar em Paris 4 dias, então resolverei isso no dia que chegar, dia 12/09 e minha saída para Irlanda está marcado para o dia 16, chegando dia 17. Meu prazo será bem apertado e estará quase vencendo as 120 horas, mas ainda estarei dentro do prazo.

Irei agendar esse vet para a Mel VetinParis. Essa clinica foi indicação de uma amiga que já usou e gostou muito e o melhor que eles agendam pelo site :-) e o preço será em torno de 60 euros.

Lugar para se hospedar
Como viram acima é preciso ficar em Paris pelo menos um dia, então você terá que se hospedar em algum lugar que aceite cães. Vi que não é difícil achar, muitos hotéis aceitam. Eu resolvi alugar um loft porque como ficarei mais dias e achei que fosse mais seguro para a Mel e para as camareiras rsrs. Como sabem trabalho hoje como camareira e não deve ser muito legal entrar em um quarto e achar um cãozinho kkkk. Procurei no booking e no airbnb e nos dois sites é possível pesquisar por lugares que aceitem cães.

Viajar de Paris para a cidade do ferry
Bom existem duas cidades que saem ferrys para a Irlanda, Roscoff e Cherbourg. Cherbourg fica a 3:30hrs de Paris e Roscoff 5:30hrs. Para se locomover de Paris para essas cidades você precisará ou alugar um carro ou pegar um trem.  A cidade que eu vou sair será Roscoff (explicarei o porquê mais abaixo), portanto a minha viagem de carro seria longa. Em Roscoff só tem a Europcar e ao cotar com eles vi que o preço é bem salgado. Eles estão cobrando 180 euros por um aluguel de menos de 24 horas e com apenas 250 km incluidos, então para mim ficou enviavel alugar um carro porque sairia absurdamente caro. Por esse motivo comecei a pesquisar outro meio de transporte e acabei achando o trem. 

Achei o TGV Train e vi que nele aceita cães. As regras são: se o cãozinho pesar até 6 kilos eles cobram apenas 7 euros, acima disso eles cobram 50% da passagem da segunda classe, mesmo que você esteja viajando na primeira classe (http://tgv.en.voyages-sncf.com/en/tgv-services). Quando você está no site na versão inglesa você não consegue reservar para o cão, mas quando você está na versão francesa, você consegue, então fica a dica ;-). Não decidimos ainda se vamos comprar a primeira ou segunda classe, mas o preço seria 73,80 euros para os três na segunda classe e na primeira 97,80 euros. A Mel pesa 6.5kg como ela é pequena irei arriscar e informar que ela tem 6kg, não acredito que ela será barrada, pois ela é porte pequeno. Para os de porte grande ele deve viajar amordaçado, segundo informações do site. De trem a viagem durará 4:30hrs.

Ferry para Irlanda


Aqui é a parte mais importante do post, enfim a viagem. Bom pesquisei bastante sobre os ferrys que faziam o percurso França para Irlanda e vi que são três empresas: Irish FerriesBrittany FerriesStena Line
  • Brittany Ferries
    • sai de Roscoff - FR, 5:30hrs de viagem do centro de Paris;
    • é a unica que vai para Cork;
    • não aceita cães fora do carro, só se você tiver de carro.
  • Stena Line
    • sai de Cherbourg - FR, 3:30hrs de viagem do centro de Paris;
    • vai para Rosslare - IR;
    • não cobra pelo cão;
    • a viagem é mais curta. O navio sai as 20:30 e chega em Rosslare as 12:30, 16hrs de viagem ao todo. 
  • Irish Ferries 
    • tem várias rotas:  Cherbourg para Rosslare, Roscoff para Rosslare e Cherbourg para Dublin;
    • cobra pelo cão, 30 euros para o kennel menor (46cm altura) e 45 para o maior (66cm altura);
    • a rota Roscoff para Rosslare, a mesma do Stena Line, é mais longa, ele sai as 18:30 e chega as 11:30, 17 hrs de viagem.
    • cada rota tem seus dias, não é todo dia que tem ferry indo para Dublin e essa rota é a mais cara.
O preço varia do quanto antes você esta comprando, de qual tipo de lugar você esta reservando. Você pode ir de poltrona e não pagar nada a mais ou pode reservar uma cabine particular e ter uma cama para dormir e pagar a mais pela cabine, depende do que você quer.

Eu escolhi ir de Irish Ferries pela rota de Roscoff para Rosslare porque o horário era melhor para mim, a rota do Stena Line chegava 12:30 e o trem que vou pegar de Rosslare para Galway sai as 12:55 e iria ficar muito em cima. Eu reservei uma cabine com duas camas de solteiros e janela para mim e para o meu marido (69 euros). No total paguei 224 euros para nós três.

OBS: Será no embarque no ferry que toda a documentação será conferida, passaporte europeu, tratamento contra o tapeworm, microchipagem, sorologia e o CZI.

Trem de Rosslare para Galway - Irish Rail
E aqui chegamos no último passo. Ao pesquisar meio de transporte de Rosslare para Galway logo de cara descartamos o ônibus, porque descobri que na Irlanda não aceitam cães nos ônibus, absurdoooo, mas em fim.... Fui olhar aluguel de carro e também ficou bem caro porque eu teria que pegar em cidade e entregar em outra... então resolvi pesquisar sobre o trem e tive sucesso. O Irish rail aceitam cães e não cobram por ele, mas somente cães de pequeno porte. 

De Rosslare para Galway só tem dois horários: 7:20 da manhã ou 12:55. Foi por só ter esses dois horários que escolhi o ferry da Irish ferries. A viagem será de 7 horas e pagaremos 58 euros (tarifa estudantil). A viagem é longa porque o trem passará por Dublin e lá em Dublin trocaremos de trem e seguiremos para Galway. Sairemos de Rosslare as 12:55 e chegaremos em Galway somente 21:20.

Eu ainda irei tentar algum amigo que alugue um carro em Galway e vá nos buscar em Rosslare, porque assim a viagem diminui para 4hrs. O problema é arrumar alguém disponível em viajar 4 horas para ir nos buscar e mais 4 horas de volta para Galway, mas a esperança é a última que morre rsrs...

6 comentários:

  1. Por favor estiu embarcando com meu pet dia 03 de agosto e chego em Paris dia 04.Mas não estoh conseguindo reservar o ferry com meu cachorro.Eles dizem que nao estao aceitando pet.Vc tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Qual ferry vc ta olhando?? Olha stenaline e irish ferries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor estou em Paris e meu czi vai expirar os 10dias.Meu destino final é a Irlanda.Aonde em Paris consigo tirar o Czi?

      Excluir
  3. Olha eu nao sei te falar. Talvez sim, mas pelo que sei o CZI tem que ser do pais de origem do cao.

    ResponderExcluir
  4. Danielle boa tarde, muito bom o seu blog, super esclarecedor. So tenho uma duvida que levantei hoje. Liguei na vigiagro e solicitei agendamento do CVI, expliquei que estaria indo para França e depois Irlanda, a pessoa me perguntou do vermifugo, ai falei que daria o vermifugo dia 18/09, faria o CVI 18/09 e embarcaria via ferry dia 22 chagando dia 23/09. Ele falouq ue não pode usar as ultimas 24 horas das 120 horas disponiveis. Com você foi bem parecido neh? Você sabe me dizer se a Irlanda ve isso? Que não pode usar as ultimas 24 horas ??? Você sabe me dizer também se tem algum problema o vermifugo não estar no CVI? Caso eu queira dar o vermifugo no dia da minha viagem para a frança dia 19/09?

    ResponderExcluir
  5. Acho q nao pode ser as primeiras 24hrs. Vc precisa esta dentro das 120hrs. E esse remedio vc pode dar em Paris e ira constar no pasaaporte e no certificado de saude q a vet em Paris te dará.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);