terça-feira, 4 de outubro de 2016

Renovando o curso de inglês em Galway

Nossa fazem 2 meses que não apareço por aqui... choquei!!! Choquei em como o tempo passa rápido e a gente não percebe. Então galera eu tenho muita coisa para postar, muita mesmo, vou ver se consigo tirar o atraso, mas por hora irei falar de uma coisa que considero bem importante: RENOVAÇÃO. Sim renovamos e quero contar como foi...



Bom como sabem fomos para o Brasil passar férias. Nosso visto vencia dia 26/08 e saímos da Irlanda no dia 25/08. Antes de sairmos já deixamos tudo resolvido aqui em Galway. Entramos em contato com uma agência, compramos o curso e pegamos a carta de matricula da escola.

Mas porque usamos uma agência e não renovamos direto com a escola?



Porque não tem diferença de preço, pelo contrário, chega a ser mais caro. Então fizemos cotação com a Enjoy Intercâmbio (agência que comprei pela primeira vez) e a Opportunity Intercâmbio. Fechei com a Opportunity meramente por preço. Continuo indicando a Enjoy para todas as pessoas que me procuram no blog, pois acho que é uma agência que te dá uma assiténcia muito boa aqui e está trabalhando com várias outras cidades da Irlanda. Para quem está interessado em Galway indico também a Opportunity, pois o dono dela já está aqui a 10 anos e te apoia em tudo que precisar. As duas agências são excelentes e como disse acima a minha escolha foi meramente financeira.

Mas quanto você pagou Dani?
Então, na renovação está sendo obrigatório já escolher um exame (quando comprei não era obrigatório), então eu paguei 1890 euros por tudo (preço que paguei na época, tudo pode mudar). Que tudo?? Curso de tarde na Bridge Mills de 24 semanas, exame TIE e seguro saúde do governo.(não está incluído o livro).

Após pagar para a agência eles fizeram meu cadastro na escola e em seguida fui até lá pegar a documentação. Peguei a carta de matricula, a carta de attendance e o TIE. Apresentei somente a carta de matrícula e da attendance na imigração, claro além do passaporte rsrs.

Como foi a imigração??
Facim facim rsrs... bom galera eu não passei na imigração em Dublin, minha imigração foi feita em Rosslare, porque eu vim de navio e não de avião. Eu estava em Paris e lá peguei um navio (ferry) de Roscoff para Rosslare (por causa da Melzinha). Em Rosslare quando desembarcamos tinha um cara da garda que quando entreguei o passaporte me perguntou: "Do we came to spend hollidays in Ireland?", aí eu já respondi: "No. We came as student" e já entreguei as cartas, aí ele olhou os papeis e pediu para gente sentar e aguardar que ele iria conferir as documentações.

Em seguida ele conversou com a gente e foi bem simpático com a Mel e disse que tinha que aguardar o outro cara chegar para verificar a documentação. Eles entraram em uma salinha e deu para gente ouvir um dos caras ligando para a escola e pedindo para verificar sobre a matrícula. Pelo que entendi do que ouvi de longe, eles não conseguiram falar com o diretor da escola, porque era sábado. Eles voltaram até a gente e falaram que teríamos que acompanha-los até o office e aguardar lá uns 15 minutos até o diretor retornar. Fomos até lá e ele não teve paciência de esperar e ligou novamente e já conseguiu falar e confirmar as informações. Ele perguntou se tínhamos o GNIB antigo e assim que entregamos ele fez algum tipo de registro no sistema e nos disse que nos daria 1 mês para irmos na imigração em Galway e tirar o novo GNIB. E foi assim, ele nos levou de volta ao lugar onde estávamos e pronto.

Tirando a tensão da espera, o processo deve ter demorado em torno de 30 minutos, foi muito tranquilo. Quanto a Mel, quando entreguei nossos passaportes para ele entreguei o dela também e ele logo já entregou de volta, nem abriu.

E a imigração em Galway??
A imigração em Galway estava fechada na semana posterior a nossa chegada. Chegamos aqui dia 17/10 e ela só reabriria na semana do dia 26/10. Nessa semana não podíamos ir logo na segunda, porque o Alex não estava na Irlanda. Ele foi em Roscoff pegar uma mochila que esqueceu lá (uma longa história que iremos contar em outro post), então deixamos para ir na imigração na quinta feira dessa semana. Para a imigração em Galway levamos as seguintes documentações:
  • Seguro saúde do governo;
  • Carta da matricula;
  • Carta de attendance;
  • TIE;
  • Statement;
  • Carta do Landlord (para confirmar o endereço, porém lá na imigração tem um aviso falando que o statement serve como comprovante de endereço, então não sei se precisa realmente levar isso, mas na dúvida eu levei);
  • Passaporte;
Nós fomos muito cedo, chegamos lá as 7 da manhã e já tinha 10 pessoas lá fora. Recebemos as senhas e entramos. Demorou 1h e meia para sermos atendidos, mas o oficial era super gentil. Nunca vi uma pessoa tão bem-humorada e tranquila. Já entreguei tudo para ele sem faltar nada, ele olhou tudo em um lance de olho, pediu meu GNIB antigo e perguntou onde eu estava trabalhando, eu respondi e ele respondeu "Very nice" e fim de assunto. Carimbou meu passaporte e me disse a data que eu iria buscar.... Alex foi a mesma coisa e carimbou o passaporte dele... ou seja a imigração foi HIPER SUPER TRANQUILA.

4 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog! excelente!
    Gostaria de saber sobre as chances de permanecer (do ponto de vista burocrático) na Irlanda. Penso em fazer esse intercâmbio, mas não desejo voltar ao Brasil. Vc sabe se é fácil permanecer aí trabalhando aos terminar o curso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom depende da sua área... se for TI por exemplo vc pode tentar algum emprego na área e conseguir o stamp4. Como estudante vc pode renovar 2 vezes e depois pode fazer faculdade e ficar mais 4 anos.

      Excluir
    2. Bom depende da sua área... se for TI por exemplo vc pode tentar algum emprego na área e conseguir o stamp4. Como estudante vc pode renovar 2 vezes e depois pode fazer faculdade e ficar mais 4 anos.

      Excluir
  2. Dani!!!! Você acabou de me tirar um peso enorme. Estou muito tentada em fechar com a enjoy, mas por ela ser aí e ser bem nova, fiquei bastante insegura. Quando li que vc já fez com eles....um alívio ����. Tbm estou me organizando para ir para Galway e estudar na Bridge.
    Obrigada por compartilhar suas experiências, pois nos ajuda demais da conta.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);