sábado, 29 de outubro de 2016

Toda a saga (com detalhes) da viagem do Brasil até a Irlanda com a Melzinha

Oi galera, vim aqui hoje tentar fazer um post vapt-vupt falando sobre o nosso retorno para a Irlanda, como foi o processo com a Mel e como foi a imigração em Paris.

No dia 11 fomos até o aeroporto de SP Guarulhos para o embarque, dessa vez vim pela a AirFrance. Somos de BH, mas saímos direto de Guarulhos por causa da Mel. Como disse em outro post a Gol não aceitava cães em voo de conexão internacional (um absurdo no nosso ver) e por isso tivemos que sair direto de Guarulhos.

Chegando lá estávamos super inseguros se ocorreria tudo bem com a Mel, não pela documentação, porque estávamos com CZI em mãos, mas por causa do tamanho da bolsa que ela viajaria que era um pouco maior do que a companhia exigia e por causa do peso dela. Bom a Mel estava pesando 6.100kg e com a bolsa daria uns 7.700kg mais ou menos, sendo que o máximo é 8kg. Claro que a Mel teve que fazer dieta, ela estava pesando 7kg, então compramos ração de obesidade para ela e ela fez dieta 1 mês e meio antes, perdendo 900g e indo para 6.100kg. No fim foi atoa, porque nem pesaram ela.

Chegando no aeroporto ela ficou no meu colo enquanto realizamos o check in, a moça brincou com ela, mas hora nenhuma pediu para pesa-la ou coloca-la na bolsa de viagem. Ela também não mediu a bolsa. Ela pediu o CZI, tirou uma cópia e me pediu para pagar a taxa e pronto a Mel foi liberada para entrar. Fiquei com uma dozinha porque ela fez dieta atoa rsrs, mas não queria correr o risco já que estava já com a bolsa do tamanho errado rsrs.

Bom a bolsa que comprei foi essa aqui, comprei aqui na Irlanda, me entregaram aqui em casa e eu levei para o Brasil. 



Assim que cheguei deixei a bolsa no chão alguns dias, a Mel se acostumou com a presença dela e eu comecei a jogar petiscos lá dentro sem avisa-la. Quando ela passava ela sentia o cheiro e entrava para buscar, após fazer isso uns dias, coloquei um petisco lá dentro e pedi ela para não sair (no caso a Mel é obediente aos comandos), ela deitou e esperei 3 minutos para mandar ela sair de lá e depois recompensei com petiscos. Fiz isso algumas vezes, cada vez aumentando mais o tempo, até que um dia deixei ela dez minutos e fechei a bolsa. 

Após isso viajei pra SP de carro e coloquei ela dentro da bolsa, em cima do banco, do meu lado, com ela aberta e pedi ela para ficar lá, como ela estava notavelmente confortável deixei ela viajar lá quase toda a viagem e foi super tranquilo. Com isso já me senti segura pois sabia que ela estava adequada a bolsa.

Voltando ao aeroporto... bom após o check in, demos a Mel meio dramin (recomendado pelo nosso vet), para que ela não enjoasse e ficasse mais sonolenta. Fizemos todo o processo da polícia federal com ela no colo, passamos no duty free com ela no colo e só colocamos ela na bolsa para entrar no avião. Mantivemos na bolsa petiscos que ela gostava para acalma-la no processo, caso precisasse. Entramos no avião, achamos nossa fileira e assentamos. Como disse vim de AiFrance e resolvemos comprar uma poltrona, no fim do avião onde eram somente duas poltronas, ou seja, só veio eu e o Alex na fileira e com isso nos sentimos mais tranquilos, porque tínhamos medo de alguém ficar enchendo o saco.

Coloquei a bolsa abaixo das minhas pernas, porque claro ela não entrou debaixo da poltrona por ser maior um pouco, ajustei de uma forma que não me senti desconfortável e a Mel arrasou no comportamento, ficou muito quieta, logo logo foi dormir e dormiu praticamente todo o voo. Acordou algumas vezes, nós a alimentamos, tentei levar ela no banheiro, mas ela segurou o xixi durante as 11 horas de voo e só no finalzinho (acho que quando o dramin estava perdendo o efeito), ela começou a se agitar um pouco e começou a latir, mas isso já estava a 20m de aterrissar. Foi nessa hora que muitos dos passageiros ao lado descobriram que estávamos com um cachorro a bordo rrss. Acalmei ela dando petiscos e tentando distrai-la com comandos até pousarmos. 


Assim que saímos do avião, tiramos ela da bolsa e voltamos a carrega-la no colo, passamos na imigração de Paris com ela no colo e eles não pediram nada sobre ela e nem sobre nós na verdade rsrs, mal olharam nossas documentações e passaportes e fomos liberados para entrar, simples assim. 

Assim que saímos do aeroporto colocamos ela no chão e ela logo logo fez seu xixi e aí vi que estava tudo certo. Alugamos um carro para ir para o centro de Paris e no mesmo dia já estava marcado a consulta com a Vet e aproveitamos o carro e levamos ela até lá. Usei a clínica VetinParis, a clínica é fácil de localizar, tem estacionamento próprio e a vet já está acostumada com o processo do passaporte e inclusive anda atendendo muito brasileiros rsrs, ela examinou a Mel, me disse que ela precisava ganhar peso rsrs, eu já sabia claro rsrs, e passou todas as vacinas dela para o passaporte e carimbou e assinou. Me deu o remédio do tratamento contra o tapworm e disse que eu podia dar em casa mais tarde e foi isso que fiz, porque a Mel não toma remédios por vontade própria, eu tenho sempre que engana-la com petiscos rsrs.

Ficamos em Paris 3 dias e no quarto começou a saga para irmos para Irlanda. Começamos a viagem cedo pegando um trem no centro de Paris para irmos para Roscoff. Foi complicado decifrar a estação, carregando malas e a Mel (que já estava dentro da bolsa) porque precisava de mãos para ajudar o Alex com as malas (infelizmente cometemos o erro de levar malas de mais para o Brasil e consequentemente tínhamos malas de mais para voltar para Irlanda). Após achar a linha de onde o trem saia, foi complicado decifrar a passagem e ver qual era o vagão que teríamos que entrar. Graças a Deus eu pedi informação a um passageiro que falava inglês e ela pode me explicar que eu tinha que procurar o vagão e só depois procurar meu assento rsrs. Entramos no vagão, encaixamos as mil e umas malas no local onde as malas grandes podem ficar e fomos para o nosso assento. Coloquei a Mel na mesma posição do avião e ela dormiu a viagem toda de novo, não me deu trabalho rsrs.

Foto no primeiro trem, vejam que parece muito com as posições da cadeira de um avião.
Foram 3:30hrs de viagem no primeiro trem e depois tivemos que trocar de trem. Tínhamos 10 minutos para decifrar onde pegar esse novo trem, com mala e cuia e a Mel. Pedi informação a uma pessoa que trabalhava na estação e ela não falava inglês, aff como assim pensei, mas a minha sorte que ela estava falando com outro passageiro que me respondeu em inglês e disse: me espera que estou indo pegar esse trem e te mostro o caminho, nossa me deu um alivio rsrs. Ele ainda ajudou com as malas, e finalmente pegamos o outro trem para Roscoff. Nessa viagem curta de 40m a Mel ficou agitada e viajei com ela em cima da poltrona, pois estava vazio e fui brincando e dando petiscos para ela durante os 30m de viagem. Chegamos finalmente a Roscoff e a saga ainda não tinha terminado, tínhamos agora que chegar até o porto. Estávamos exaustos, com fome, cansados de arrastar as malas, mas tínhamos que continuar rsrs...

Não sabíamos onde era o porto, não tinha sinal de internet para pesquisar e ficamos lá um tempo pensando na vida rsrs, após um tempo puxamos assunto com uma moça que era do Canada e que disse que nós mostraríamos o centro da cidade para lá tentarmos um taxi para o porto. Bom começamos a arrastar as malas pelas ruas, Mel já estava no chão andando para aliviar o peso nos meus ombros e fomos andando, andando e nunca chegava o tal centro. Quando chegou ela disse, é aqui, agora vocês precisam tentar um taxi. Eu sentei na praça com todas as malas e a Mel, porque eu não tinha forças mais e o Alex foi andar para achar um taxi. Nesse momento tentei a internet novamente e vi que a cidade tinha uma internet aberta rsrs, me conectei e vi que o porto não era tão longe, somente 1.4km de distância. Fiquei aguardando o Alex durante meia hora e quando ele voltou ele disse que não tinha visto nenhum taxi passar, mas que tinha pedido ajuda em um restaurante e a atendente tinha ligado para um taxi e o motorista do taxi disse que não aceitava cães... ou sinceramente eu não acreditei.... O que tivemos que fazer? Tivemos que andar 1.4km puxando 3 malas, 2 de 32kg, uma de 25kg, uma bolsa pequena e a Mel. Foi a caminhada mais longa das nossas vidas até chegarmos no porto, mas conseguimos....

No porto fomos direto para o balcão, fizemos o nosso check in e o da Mel. Nessa a hora a atendente me pediu o passaporte da Mel e checou tudo, não me pediu mais o CZI, somente o passaporte. Ela nos liberou e como ainda tínhamos que esperar umas 3 horas para o ferry sair fomos para o bar da marina comer e beber algo para relaxar. O bar lá é bem grande, preços ótimos, nada caro demais e com algumas opções de comida e permitiu que a Mel ficasse lá dentro. Ficamos lá as 3 horas esperando e as 18hrs fomos para a imigração. 

As malas passaram pelo raio x, o oficial olhou os passaportes, carimbou e fomos encaminhados para um ônibus para que chegassemos até o navio. Pegamos o ônibus até o navio, levou 5m acho, desembarcamos na "porta" do navio e entramos. 

Nessa hora os funcionários do navio estavam meio com pressa e começaram a nos apressar para descer, puxei uma das malas, minha mochila nas costas, Mel no chão, bolsa da Mel pendurada no ombro e fui entrando deixando o Alex para trás. No elevador esperei pelo Alex que teve a ajuda dos funcionários para trazer as outras malas. Consequência?? Alex esqueceu uma mochila no onibus com nossa camera, meu notebook e muitas outras coisas e só descobrimos após 2 horas de viagem.... aff vou ter que fazer um post só para contar essa história...

Já tive que desembarcar na doca onde tem o canil para os cães, enquanto o Alex subiu para a cabine. A moça me pediu para deixa-la no canil, eu forrei com uma coberta, coloquei uma fralda para ela fazer xixi, coloquei água, deixei um petisco, dei uns abraços com o coração partido e deixei ela lá latindo e me olhando com cara de que seria abandonada, foi o momento mais difícil da viagem para mim. A mulher fechou o portão e me deu um papel com três horários, isso mesmo três horários, que eu poderia voltar para ver a Mel e permanecer com ela somente 15 minutos.... Eu fiquei pasma e puta, mas não tinha o que fazer. Subi para a cabine e aguardei ansiosamente o primeiro horário chegar para ver se ela estava bem. Chegando lá vi que ela estava dormindo, calminha e fiquei mais tranquila. Passei com ela ali mesmo, espaço minúsculo, alimentei e após 15m tive que coloca-la no canil novamente e ir embora. Voltamos no próximo horário daquele mesmo dia e depois somente no outro dia as 9:15 da manhã, que seria a última visita antes do desembarque. O desembarque ocorreu as 11:45.

As 10 horas da manhã já pedem para deixar a cabine, fomos buscar nossas malas lá na cabine e ficamos aguardando o elevador, pois estava extremamente lotado. Fomos o último a pegar o elevador e quando chegamos na recepção eu perguntei se podia pegar a Mel. Peguei ela, inclusive ela era a última no canil, subi de volta para recepção e os passageiros já estavam desembarcando. Fomos os últimos a sair do navio, caminhamos longos corredores até chegarmos ao oficial da imigração. Demos a ele o passaporte e essa parte da história eu já contei em outro post....

Foi isso gente, a saga foi grande, foi cansativa, exaustiva para falar a verdade, mas ver a Melzinha aqui na minha cama todo dia paga cada agonia que passei nessa viagem. Faria tudo de novo se fosse preciso, claro que dessa vez sem malas kkk...


Quaisquer dúvidas podem perguntar que responderei o mais breve possível... 


2 comentários:

  1. Boa Noite Danielle e Alexssander....sonho em um dia chegar onde estão, comecei a pouco a me interessar a ir para irlanda, e achei o blog muito interessante e informativo, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, Quais as documentações necessária que são exigidas para irlanda? E se tem como levar uma pastor alemão, é castrada, nosso xodó, tem 2 anos e por volta de 32kg.... tô programando juntar um dinheiro pra viajar sem previsão de volta, mais queria levar ela junto, será que é possivel....Abraços a vocês e que continuem na caminhada e que Deus abençoe vocês, felicidades

    ResponderExcluir
  2. Documentações para levar o seu caozinho? Se sim, veja nesse post http://vidaadoisnairlanda.blogspot.ie/2016/07/trazendo-melzinha-para-morar-irlanda-microchip-vacinaraiva-sorologia-czi.html?m=1. Sim vc pode sim trazer se grande amigo, mas terá q ser via carga, porque a minha veio na cabine só porque ela pesava 6kg. Pra cães grandes vc precisa leva-los como carga no mesmo vôo ou contratar o serviço de despachar o cão e pega-lo já aqui na Irlanda.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);