sexta-feira, 15 de abril de 2016

O tão sonhado emprego, finalmente consegui um para chamar de meu

Ola pessoal como vão as coisas? Vim aqui contar mais novidades...

Bom dia 26 agora estamos fazendo 8 meses na Irlanda, o tempo voou e a gente nem viu passar. Bom após 8 meses vim falar como estão os nossos trabalhos aqui. Sim eu consegui um emprego também, demorou mais foi rsrs...


Como todos sabem Alex já vem trabalhando aqui desde o segundo mês. Desde dezembro conseguiu uma vaga no restaurante Tribeton e está lá desde então. Pra mim as coisas foram mais difíceis. Desde o terceiro mês comecei a fazer cleaner e isso quebrou um grande galho. Consegui tirar uns 600 a 700 euros por mês somente com cleaner. Quando minha aula acabou em março pensei em conseguir mais cleaners mas queria muito arrumar um emprego mais fixo que eu não precisasse ficar me locomovendo tanto de bairro para bairro.

Bom vi que as ofertas de emprego aumentaram muito nos sites e nas ruas, mas eu tinha um problema que não era ter o PPS Number. Sim eu sei que supostamente teria que ser fácil você conseguir uma carta do empregador, mas pra mim não foi tão simples assim. Fiz muitas entrevistas e na hora que me perguntavam sobre o PPS e eu falava que não tinha via na cara da pessoa que isso para eles era um problema. Muita das vezes as pessoas nem marcavam teste comigo e falavam que já queriam alguém com o PPS. Confesso que cheguei a ficar muito frustada porque eu fiquei sem saída. Não conseguia o emprego porque não tinha PPS e sem emprego eu não consegui tirar o PPS.

Mas Dani tem um tanto de gente que tira com a carta da escola, porque você não fez isso? Porque infelizmente a minha escola não me dava a carta para tirar, ela alegou que era ilegal fazer isso e não dava, porém as outras escolas davam, então fica ai o aviso, a Bridge Mills não ajuda nesse quesito, mas as outras escolas ajudam. Vi gente chegando aqui e com 2 semanas tirando o PPS e eu queria morrer porque não conseguia tirar o meu.

Bom ai lembrei que um dia entregando currículo conheci um Brasileiro que era dono de um café e resolvi ir la pedir ele uma ajuda. Fui lá expliquei a situação e ele disse que iria pensar e me falava depois. Nesse meio tempo vi a vaga de Housekepping em um Hotel e entreguei currículo lá. Fui chamada para entrevista e ele não me perguntou sobre o PPS e não falei nada também e fui fazer o teste. Já no primeiro dia liguei para o Brasileiro e implorei a carta e ele resolveu me dar, peguei com ele a carta e fui pro segundo dia de teste. No segundo já veio a pergunta do PPS e eu menti falando que eu tinha dado entrada. Sai do teste nesse dia e corri no PPS e dei a entrada. No terceiro dia a menina me falou que eu tinha passado no teste. Não sei se eles me dariam a carta ou não para tirar o PPS caso eu tivesse falado que não tinha, mas não quis correr o risco.

Bom e foi assim que consegui o emprego de Housekepping. Agora trabalho em um hotel chamado Spanish Arch Hotel a 5 minutos da minha casa, no centro da cidade, em uma das ruas principais. O hotel é pequeno, tem somente 20 quartos, não é um hotel chique, pelo contrário, parece mais um hostel, mas as meninas que trabalham lá são muito legais. Trabalho com 2 romenas e uma húngara. As romenas já estão aqui a 10 anos, mas o inglês delas não são muito bom, elas falam de tudo, mas no tempo verbal errado. Tudo que elas falam é no presente, mas a gente conversa o dia todo e eu procuro falar corretamente, porque apesar delas não falarem corretamente elas entendem tudo. Isso ajuda bastante a progredir, porque você passa a pensar em inglês, aprende novas palavras, faz amizades e etc.

No momento estou trabalhando somente 20 horas semanais, porque o hotel ainda não está busy (cheio), mas segundo as meninas a partir de Maio o bicho pega lá. Mantive dois dos meus cleaners que são perto da minha casa que eu não preciso pegar ônibus e estou fazendo uns 200 euros por mês com eles. Há e agora também estou trabalhando no Tribeton como cleaner, duas vezes na semana, 7 horas por semana. Lá o gerente é bakana e não se importa quais dias que eu vou, basta que eu faça as 7 horas na semana de segunda a sexta, porque fim de semana lá é muito busy, limpe tudo que está na lista e pronto. No Tribeton eu consegui porque o Alex me indicou, porque eu já tinha feito uma entrevista lá e sido reprovada, mas me parece que a menina que estava lá saiu e quando o Alex ficou sabendo conversou com o gerente e ele disse que eu podia ir la. Conversou comigo 2 minutos, me mostrou o que fazer e eu estava contratada. Indicação aqui é muito forte, as vezes você consegue emprego mesmo sem fazer entrevista. Alex já indicou um bocado de gente para trabalhar de kitchen porter lá e nenhum deles fez entrevista, somente o teste e todos foram contratados.


Bom então é isso, após 8 meses consegui o tão sonhado emprego. Cada um tem sua sorte, tem gente que consegue rápido e outros devagar que foi o meu caso. Mas como vocês viram eu me virei com cleaner e se a pessoa quiser ela consegue se virar com isso sim. Faz uns 500 a 700 euros e isso é o suficiente para uma pessoa se manter aqui. 


Meu conselho é que venha com um inglês melhor, porque aqui tem muita vaga como garçonete e como vendedora, só que para conseguir esses trabalhos seu inglês tem que estar bom.

Vou fazer um post falando de como é tirar o PPS que por sinal é um processo super simples e depois falando um pouco mais sobre o meu trabalho de Housekepping. Tentarei fazer um vídeo e postar também, porque eu sei que muita gente tem duvida de como é esse trabalho. Eu mesma pesquisei muito para ver como era fazer uma cama e o trabalho em si, porque queria ir bem nos testes, afinal de contas coloquei no currículo que tinha experiencia com isso.

6 comentários:

  1. Parabéns Danielle, agora é juntar uma graninha para viajar. Boa sorte p/ vcs. :) Josiani

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Estou acompanhando seu blog! Chego em Cork na metade de outubro! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom artigo Danielle! Não fazia nem ideia que tinha esse porém e minha agência nem informou que a Bridge não dá a carta, valeu!

    ResponderExcluir
  4. Bom artigo ! Não sabia desse PPS e minha agência nem informou que a Bridge não dá ele, obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Danielle, Eu tenho lido algumas coisas no seu blog e tem me ajudado. Estou me programando para chegar em Galway em setembro deste ano (2017), mas estou um pouco preocupada qto a emprego e acomodação. Estou pensando em pagar um mês de acomodação pra garantir. Com a sua experiência vc acha necessário um mês de acomodação provisória ou é totalmente viável conseguir uma definitiva em duas semanas? Quanto a emprego como estão as coisas por ai? Se vc puder me dar algumas dicas eu te agradeço muitooooo! Um forte abraço

    ResponderExcluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);