terça-feira, 18 de agosto de 2015

Como fizemos para comprar o Euro

Bom desde que decidimos fazer o intercambio estamos vigiando de perto o Euro. Vi ele subir e descer várias vezes. No período em que ficamos de olho o menor valor que eu vi foi de 3,17 e depois esse valor ficou só no meu sonho rsrs, pois ele só subiu.

Nessa época não tínhamos dinheiro para comprar, pois estávamos pagando o curso e começando a vender os bens para realizar essa aventura, então não tivemos outra escolha a não ser acompanhar a subida do Euro com muito pesar. A crise do Brasil se agrava a cada mês e a cada noticia ruim que passa na televisão a respeito dos juros, das metas não atingidas o dólar e o euro disparam.

Na semana que vendi o carro, lembro-me do euro variar de 3,40 a 3,60 e mesmo assim achávamos super alto e resolvemos esperar para comprar, mas infelizmente no fim daquela mesma semana foi noticiado que o Brasil não tinha conseguido economizar o que havia prometido e isso fez o dólar e o euro irem para um patamar assustador, consultei naquela mesma noite e o euro já estava 3,71. Bom já que tínhamos esperado tanto tempo, resolvemos esperar mais para ver se o Euro abaixava, mas infelizmente isso não ocorreu e o Euro subiu mais.


Esperamos o máximo que podíamos, e na nossa ultima semana, não teve outro jeito, tivemos que comprar e infelizmente não foi uma cotação boa. Comecei a cotar por 4,17 e no fim comprei por 3,96 já com IOF incluso. Acho que comprei até bem devido as circunstancias, o euro comercial hoje estava a 3,86.

Vi que eles te dão o maior valor que eles podem e que se você negociar você conseguirá um preço bem melhor do que o inicial. Liguei para vários lugares e de todos o que mais gostei foi o Banco Daycoval e o Cotação. Abaixo vou falar um pouco de onde cotei.

Caixa Economia - consegui cotar por 3,94, sem IOF, taxa de 20 reais para comprar, porém não tinha a moeda.
  • Itaú - consegui cotar por 4,01, sem IOF, taxa de 20 reais para comprar;
  • Banco do Brasil - cotei por 3,94, sem IOF, taxa de 60 reais para comprar, porém fiquei muito temerosa em comprar com eles, devido aos dólares falsos que foram vendidos recentemente por eles a brasileiros que foram para os EUA e isso foi bem noticiado no Fantástico;
  • Santander - cotei por 4,02, taxa de 20 reais para comprar;
  • Confidence Cambio - a mais cara de todas, cotei por 4,18 e abaixou para 4,08;
  • Fitta Cambio - 4,12 e não quis negociar;
  • Picchioni - 4,14 e não quis negociar;
  • Banco Daycoval - 4,08 abaixaram para 4,02;
  • Cotação - 4,12 abaixaram para 3,96 com IOF já incluso.

O Banco Daycoval e o Cotação foi os únicos que ofereceram entregar em casa a moeda sem custos, o que achei um serviço legal. Fechei com o Cotação devido ao valor e foi bem simples. Fiz um cadastro, fiz um TED e a moeda será entrega em breve, na minha casa.

Detalhes que só fiquei sabendo na hora que comecei a cotar e que é bom vocês ficarem atentos: 

  1. não pode comprar mais de 20 mil reais por CPF, caso a compra ultrapasse esse valor você precisa comprovar renda com imposto de renda ou os ultimo três holerites;
  2. para comprar com mais de um CPF você tem que ter uma conta para cada CPF, ou seja, não adianta querer pagar somente com uma conta, o dinheiro precisa sair do CPF do comprador. Se a conta for conjunta, ai o dinheiro pode sair somente dessa conta usando dois CPFs;
  3. cuidado ao utilizar CPF de terceiros que não irão viajar, você pode ter problemas com a policia federal, eles podem questionar, pois somente viajantes ao exterior podem comprar, algumas casas de câmbios pedem ate comprovante de viagem como passagens.

4 comentários:

  1. Texto muito bom. Dicas valiosas. Me deu um pouco mais de esperança. rsrsrs...
    Você levaram o dinheiro em especie ou vtm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em espécie para não pagarmos 6,38% e taxa para saque.

      Excluir
    2. Em espécie para não pagarmos 6,38% e taxa para saque.

      Excluir
    3. Em espécie para não pagarmos 6,38% e taxa para saque.

      Excluir

Obrigada por sua participação, iremos moderar com rapidez :-);